Sergipe aprova sua lei para queijo Coalho artesanal

Foi sancionada a Lei No. 59/2019, que regulamenta a produção e a comercialização dos queijos artesanais (tradicional e inovação) em Sergipe. A solenidade de sanção aconteceu no município de Nossa Senhora da Glória, berço da bacia leiteira sergipana. De autoria do Deputado José Macedo Sobral em conjunto com técnicos da Emdagro, Sebrae, da UFS, IFS e de queijeiros sergipanos, o texto detalha processos, técnicas, tipos de queijos e demais derivados do leite produzidos artesanalmente, além de estabelecer critérios que asseguram a qualidade e inocuidade dos produtos lácteos.

Isto significa um grande avanço para a pecuária e os pequenos produtores sergipanos. Conseguimos unir a experiência de outros estados e a capacidade técnica dos órgãos sergipanos para regulamentar as queijarias, afirma o Deputado Zezinho Sobral. A junção desses esforços foram traduzidos em 26 arquivos e dois anexos. A Lei aprovada vai além do queijo Coalho, do requeijão, da manteiga de garrafa e do queijo de especiarias, pois, ela envolve outras áreas e define o queijeiro artesanal. Ele é economicamente viável e abrange toda a bacia leiteira do estado de Sergipe. Esta Lei é completa, atende aos anseios de produtores rurais sergipanos, especialmente daqueles que possuem a agropecuária e a atividade leiteira como fonte de produção e de sustento, afirma o Deputado.

Com a Lei sancionada pelo Governador Belivaldo Chagas e publicada no Diário Oficial do Estado, será possível regulamentar a fiscalização da produção de queijos artesanais, de maneira a permitir a ampliação da oferta e a comercialização fora de Sergipe, obedecendo todas as regras, fortalecendo o mercado, incentivando a produção e agregando renda aos pequenos produtores artesanais de Sergipe.

Em resumo, a aprovação desta moderna lei para queijo Coalho artesanal  de Sergipe, representa uma vitória para o Nordeste e os queijos artesanais do Brasil. Parabéns ao estado de Sergipe!

Governador de Sergipe sanciona a Lei 59/2019 em Nossa Senhora da Glória
Foto crédito: Instagram Zezinhosobralsergipe.

Para mais informações acessar: https://paladar.estadao.com.br/blogs/so-queijo/lei-para-queijo-artesanal-em-sergipe-protege-tradicao-e-garante-inovacao/

Fontes: Instagram zezinhosobralsergipe; paladar.estadao.com.br/blogs/so-queijo

Deixe um comentário