RAIMUNDO DO QUEIJO: POINT DE ENCONTRO E LAZER

RAIMUNDO DO QUEIJO: POINT DE ENCONTRO E LAZER

No início era apenas um frigorífico. Os cortes de carne eram o que davam vida àquele pequeno comércio aberto em 1978. Anos depois, com o baixo movimento, Sr. Raimundo Oliveira Araújo, o proprietário decidiu que era hora de mudar. Deixou o frigorífico de lado e começou a vender queijos, de coalho e manteiga artesanais, além de doces, paçocas, carne do sol, e outras delícias típicas do Ceará. E deu certo. Tanto, que há 12 anos, o Bar do Raimundo do Queijo passou a ter movimento também aos domingos, não só para compra de queijos ou doces, mas para a venda de petiscos e cerveja gelada e hoje é um dos locais mais atraentes no centro de Fortaleza aos domingos.

Dono de um sorriso largo e muita dedicação pelo trabalho que faz, seu Raimundo confessa que nunca imaginou que o local fosse fazer tanto sucesso. “Eu não esperava que fosse ficar assim, até porque eu nunca gostei de vender bebidas alcoólicas. Eu abria aqui só até o meio-dia. Aí, as pessoas vinham, pediam uma cerveja e ficavam aqui, bebendo….. Daí, começou a vir mais gente e começamos a fechar mais tarde”, ressalta. Cerveja gelada, petiscos saborosos, muito samba e forró compõem o resto do cenário no Raimundo do Queijo.

Sr. Raimundo proprietário do estabelecimento
Sr. Raimundo é o proprietário do estabelecimento

A diversão no Bar do Sr. Raimundo do Queijo começou com um pequeno grupo de amigos e tomou grandes proporções. Hoje, o bar virou uma confraria. Amigos e personalidades locais que visitam a famosa Confraria do Raimundo do Queijo.

O Raimundo do Queijo fica na travessa Crato, localizada entre as ruas Conde D’Eu e General Bezerril, no Centro de Fortaleza. No ano passado, essa área passou por reforma do espaço, realizada pela Prefeitura de Fortaleza.

O Sr. Raimundo Oliveira Araújo (81 anos) é um “experter” em queijo Coalho artesanal e merece todo nosso respeito e admiração. Ele é uma biblioteca viva, afirma o professor e Doutor Fernando Mourão, que  pesquisa sobre queijo Coalho artesanal há 20 anos.

Conheça mais nosso personagem assistindo os vídeos:

  • Dois dedos de prosa com o comerciante Raimundo dos Queijos:

https://www.youtube.com/watch?v=u_40YrbStgQ

  • Raimundo “dos queijos” conta sua história

https://www.youtube.com/watch?v=7xSdE17xKwU

Endereço Raimundo do Queijo

Rua General Bezerril, 151 – Centro
Tel.: (85) 3226.9351
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta, de 07h às 17h
Sábado e domingo: De 07h às 15h

Fontes consultadas: O POVO (2016) e DN (2014), adaptados pelo autor.

4 comentários em “RAIMUNDO DO QUEIJO: POINT DE ENCONTRO E LAZER”

  1. Amigo Mourão

    Diz aí pro Raimundo que vou aparecer por lá e quero provar de sua arte e sabedoria em lidar por tantas decadas com produtos artesanais do Nordeste e sobretudo o famoso queijo de Coalho….

    Grande abraço e parabens pela iniciativa em promover este Blog….

    Múcio

    Responder
    • Prezado Múcio Furtado, avisarei ao Sr. Raimundo do Queijo, que você irá visitá-lo para ter dois dedos de prosa e conhecer a arte e sabedoria dele. Que beleza! Quero está presente neste encontro de sábios queijeiros.
      Muito obrigado pelo acesso ao nosso site e suas palavras de incentivo. Conto com seu importante apoio na divulgação de nosso site. Abraços do amigo queijeiro e vamos em frente!

      Responder
  2. Como fala de fortaleza e não fala do seu Raimundo dos queijos homem simples e de muita simpatia e alegria que vai lá no seu bar não sair mas ..um amigo muito especial vai sempre fazer história na nossa fortaleza

    Responder
    • Sr. Francisco Antônio, bom dia!
      Obrigado por acessar ao nosso site.
      O Sr. Raimundo Oliveira Araújo (mais conhecido como “Raimundo do Queijo”) é uma pessoa simples e muito alegre. Ele está envolvida há quatro décadas na comercialização de queijos Coalho artesanais do Ceará. Ele conhece queijo Coalho artesanal como ninguém! O mais interessante é que comércio do Sr. Raimundo do Queijo, no centro de Fortaleza, tornou-se um ponto turístico, “point de encontro de amigos e de lazer”.
      Viva Sr. Raimundo do Queijo!

      Responder

Deixe um comentário