RAIMUNDO DO QUEIJO: POINT DE ENCONTRO E LAZER
No início era apenas um frigorífico. Os cortes de carne eram o que davam vida àquele pequeno comércio aberto em 1978. Anos depois, com o baixo movimento, Sr. Raimundo Oliveira Araújo, o proprietário decidiu que era hora de mudar. Deixou o frigorífico de lado e começou a vender queijos, de coalho e manteiga artesanais, além de doces, paçocas, carne do sol, e outras delícias típicas do Ceará. E deu certo. Tanto, que há 12 anos, o Bar do Raimundo do Queijo passou a ter movimento também aos domingos, não só para compra de queijos ou doces, mas para a venda de petiscos e cerveja gelada e hoje é um dos locais mais atraentes no centro de Fortaleza aos domingos.
Dono de um sorriso largo e muita dedicação pelo trabalho que faz, seu Raimundo confessa que nunca imaginou que o local fosse fazer tanto sucesso. “Eu não esperava que fosse ficar assim, até porque eu nunca gostei de vender bebidas alcoólicas. Eu abria aqui só até o meio-dia. Aí, as pessoas vinham, pediam uma cerveja e ficavam aqui, bebendo….. Daí, começou a vir mais gente e começamos a fechar mais tarde”, ressalta. Cerveja gelada, petiscos saborosos, muito samba e forró compõem o resto do cenário no Raimundo do Queijo.
A diversão no Bar do Sr. Raimundo do Queijo começou com um pequeno grupo de amigos e tomou grandes proporções. Hoje, o bar virou uma confraria. Amigos e personalidades locais que visitam a famosa Confraria do Raimundo do Queijo.
O Raimundo do Queijo fica na travessa Crato, localizada entre as ruas Conde D’Eu e General Bezerril, no Centro de Fortaleza. No ano passado, essa área passou por reforma do espaço, realizada pela Prefeitura de Fortaleza.
O Sr. Raimundo Oliveira Araújo (81 anos) é um “experter” em queijo Coalho artesanal e merece todo nosso respeito e admiração. Ele é uma biblioteca viva, afirma o professor e Doutor Fernando Mourão, que pesquisa sobre queijo Coalho artesanal há 20 anos.
Conheça mais nosso personagem assistindo os vídeos:
- Dois dedos de prosa com o comerciante Raimundo dos Queijos:
https://www.youtube.com/watch?v=u_40YrbStgQ
- Raimundo “dos queijos” conta sua história
https://www.youtube.com/watch?v=7xSdE17xKwU
Endereço Raimundo do Queijo
Rua General Bezerril, 151 – Centro
Tel.: (85) 3226.9351
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta, de 07h às 17h
Sábado e domingo: De 07h às 15h
Fontes consultadas: O POVO (2016) e DN (2014), adaptados pelo autor.
Amigo Mourão
Diz aí pro Raimundo que vou aparecer por lá e quero provar de sua arte e sabedoria em lidar por tantas decadas com produtos artesanais do Nordeste e sobretudo o famoso queijo de Coalho….
Grande abraço e parabens pela iniciativa em promover este Blog….
Múcio
Prezado Múcio Furtado, avisarei ao Sr. Raimundo do Queijo, que você irá visitá-lo para ter dois dedos de prosa e conhecer a arte e sabedoria dele. Que beleza! Quero está presente neste encontro de sábios queijeiros.
Muito obrigado pelo acesso ao nosso site e suas palavras de incentivo. Conto com seu importante apoio na divulgação de nosso site. Abraços do amigo queijeiro e vamos em frente!
Como fala de fortaleza e não fala do seu Raimundo dos queijos homem simples e de muita simpatia e alegria que vai lá no seu bar não sair mas ..um amigo muito especial vai sempre fazer história na nossa fortaleza
Sr. Francisco Antônio, bom dia!
Obrigado por acessar ao nosso site.
O Sr. Raimundo Oliveira Araújo (mais conhecido como “Raimundo do Queijo”) é uma pessoa simples e muito alegre. Ele está envolvida há quatro décadas na comercialização de queijos Coalho artesanais do Ceará. Ele conhece queijo Coalho artesanal como ninguém! O mais interessante é que comércio do Sr. Raimundo do Queijo, no centro de Fortaleza, tornou-se um ponto turístico, “point de encontro de amigos e de lazer”.
Viva Sr. Raimundo do Queijo!