Essa foi a pesquisa realizada e publicada nessa semana pelo blog Paladar do Jornal Estadão de São Paulo. Vamos entender melhor como foi realizada esta avaliação de diferentes marcas de queijo coalho no palito.
A avaliação foi realizada por quatro chefs de cuisine renomados, em 15 marcas de diferentes produtores de queijo coalho industrial e artesanal no palito. As amostras foram compradas em grandes redes de supermercado da capital paulista. No caso de produtos artesanais, eles foram comprados nas lojas on-line das próprias marcas de forma anônima. Ou seja, em ambos os casos, as marcas não sabem que seus produtos serão submetidos a uma degustação às cegas*. Ou seja, o júri não tem conhecimento de quais marcas fazem parte da avaliação antes do resultado final.
*“Degustação às cegas” significa que os avaliadores não sabem quem é o fabricante/marca do queijo.
Marcas de queijo coalho avaliadas – Foto crédito: Taba Benedicto/ Estadão
Na avaliação feita às cegas, como de hábito, os jurados degustam uma marca de queijo coalho por vez, quentinho, recém-saído da grelha. A versão grelhada do queijo era acompanhada de um palito de queijo cru. Após provarem as duas versões do queijo coalho (grelhado e cru), os jurados fizeram suas considerações, levando em conta os critérios de avaliação sensorial como sabor, textura e aparência.
Confira abaixo os queijos que melhor se saíram no teste realizado por Paladar e também a avaliação individual de cada uma das marcas testadas.
1o. Lugar: Tirolez
2o. Lugar: Polenghi
3o. Lugar: Sol Brilhante
Queijo de Coalho da Tirolez ficou em 1o. lugar na avaliação – Foto crédito: Taba
Para mais detalhes sobre o Teste de Avaliação de cada marca de queijo coalho no palito acesse ao link: https://www.estadao.com.br/paladar/comida/descubra-qual-e-o-melhor-queijo-coalho-de-palito-para-o-seu-churrasco/
Resumindo, o melhor queijo coalho do mercado para o grupo de jurados especializados é aquele que apresenta a textura macia e com a casquinha depois de grelhado.
Só lembrando que o queijo Coalho é um produto lácteo típico da região Nordeste do Brasil, onde é peoduzido há mais de 450 anos a partir de leite de vaca cru, coalho industrial e sal marinho. Ele representa a cultura, tradição, história e gastronomia do povo nordestino. Trata-se de um queijo muito versátil que pode ser utilizado como ingrediente em muitos pratos tradicionais do Nordeste e da cozinha contemporâneo.
Em síntese, essa materia do Paladar/Estadão é bem interessante, mostrando as qualidades do queijo Coalho. O interessante disso tudo é quem está faturando muito com o queijo Coalho, um produto típico da região Nordeste, são os grandes Laticinios localizados na região a sul e sudeste. Isso mostra claramente que existe mercado para os queijos industriais e artesanais no Brasil. Quem vai decidir a escolha na compra, será o consumidor final.
Fonte: Paladar / Estadão