A solenidade de entrega do Primeiro Selo Arte do Estado do Ceará, concedido à queijaria Dona Vita será realizada no dia 18 de abril de 2024, às 9:00 horas, no Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (FAEC), em Fortaleza.
Folder do evento – Crédito: FAEC
LOCAL: Auditório da FAEC
Data/Hora: 18.04.2024 – 9:00 h.
Para mais informações sobre a queijaria Dona Vita, visite o link abaixo: https://www.queijocoalhobrasil.com/visita-a-queijaria-dona-vita-em-limoeiro-do-norte-ce/
A queijaria Dona Vita recebeu no dia 18.abril.2024, o primeiro Selo Arte do Ceará, que é emitido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O selo arte certifica produtos alimentícios de origem animal elaborados artesanalmente, preservando receitas e métodos tradicionais que refletem características regionais, culturais e tradicionais. A cerimônia foi realizada na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), localizada em Fortaleza-CE.
Estivemos presentes para conferir essa solenidade e parabenizar ao casal Marcelo e Ana Magalhães, produtores e proprietários da Queijaria Dona Vita.
O presidente da FAEC, Amilcar Silveira fez a abertura da solenidade de entrega do primeiro Selo Arte do Ceará. Na sua fala, disse que no Ceará existem cerca de 2000 queijarias artesanais e que a saída é a legalização das queijarias que estão na informalidade. Ressaltou o trabalho realizado por diversas Instituições e técnicos para obtenção do Selo Arte pela Queijaria Dona Vita, de Limoeiro do Norte-CE. Já o ex-Superintendente do MAPA-CE, Odilon Aguiar destacou o trabalho realizado pelo casal Marcelo e Ana Magalhães, sempre obstinados pela qualidade e agora é um exemplo de queijaria artesanal para o Ceará. A conquista desse Selo Arte representa um marco no estado do Ceará, finalizou.
Para Marcelo Oliveira Guimarães, proprietário da Dona Vita, o selo é fundamental para ampliar os mercados da queijaria de Limoeiro do Norte. “Fazer queijo artesanal maturado é uma arte. E é uma honra ser a primeira queijaria do Ceará a obter esse selo”, disse. “Com essa diferenciação, a gente vai tentar entrar em outros mercados no Brasil”.
A cerimônia contou com as presenças de Odilon Aguiar, ex-superintendente do Mapa no Ceará, que participou do processo de qualificação da Dona Vita; do presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), Elmo Aguiar; o diretor técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Itamar Lemos, diretor técnico da Ematerce; e o presidente do Sindlaticínios, José Antunes.
O que chamou nossa atenção foi a fala do Sr. José Antunes, presidente do Sindlaticínios, que afirmou “que já está garantido 6 (seis) milhões de reais no orçamento da FAEC para implantação de Laboratórios de Controle da Qualidade do Leite no Ceará”. Esperamos que esta proposta se concretize, pois necessitamos muito de Laboratórios na área de laticínios no estado do Ceará.
Fotos crédito: Fernando Mourão.
Vai abrir portas, pois o sistema reage na busca de qualidade.