Reproduzimos o manifesto da Slow Food em Defesa dos Queijos de Leite Cru no mundo. Este manifesto foi publicado no Brasil em 05 de julho de 2007. Mas pelo incrível que pareça a situação de Legislação dos Queijos Artesanais no Brasil não evoluiu, pelo contrário, continua excluindo os pequenos produtores artesanais.
Em 2001, a campanha para proteger os queijos produzidos com leite cru foi apresentada no evento Cheese em Bra, na Itália. O Manifesto Slow Food em Defesa dos Queijos de Leite Cru, foi assinado por mais de 20.000 pessoas e seu grande sucesso restabeleceu a confiança e a dignidade a inúmeros produtores de queijo no mundo todo.
O queijo feito com leite cru (não-pasteurizado) é mais do que um alimento maravilhoso, é uma expressão profunda de nossas tradições mais valiosas. É tanto uma arte quanto uma forma de vida. É cultura, patrimônio e ambiente estimados. E está em risco de extinção! Em risco porque os valores que ele expressa são opostos à sanitização e homogeneização dos alimentos produzidos em massa.
Nós chamamos todos os cidadãos do mundo amantes dos alimentos para responder em defesa da tradição do queijo não-pasteurizado. Defesa de um alimento que tem por centenas de anos inspirado, dado prazer e sustento, mas que tem sido destruído pelas mãos estéreis dos controles higiênicos globais.
Nós pedimos um fim para todos os regulamentos discriminatórios da União Européia, OMC, FDA (Food and Drug Administration) e outras instituições governamentais que restringem a liberdade de escolha dos cidadãos em comprar estes alimentos, e ameaçam destruir o meio de vida de artesãos que os produzem.
Lamentamos as tentativas das autoridades regulatórias em impor padrões inatingíveis de produção, em nome da proteção da saúde humana.
Acreditamos que tais imposições terão efeitos adversos aos pretendidos. A saúde bacteriológica dos nossos laticínios não-pasteurizados é destruída pelos procedimentos de esterilização excessivamente zelosos. Da mesma forma, a saúde humana será destruída por uma dieta de alimentos esterilizados. Sem nenhum desafio, nosso sistema imunológico vai falhar e os medicamentos se tornarão ineficientes.
Além de tudo, os sabores e aromas únicos dos queijos artesanais são conservados pela não-pasteurização.
Portanto, nós chamamos todos aqueles que têm o poder de salvaguardar a diversidade e complexidade de nossos alimentos regionais e a saúde e estabilidade de nossas comunidades rurais para agir agora e assegurar um marco regulatório apropriado, justo e flexível; controles sensatos e uma disposição positiva em relação ao futuro.
Fique atento – porque uma vez que estes conhecimentos, habilidades e compromissos desta cultura estejam perdidos, há o risco de que nunca mais possam ser resgatados.
Fonte: Slow Food
Prezados Senhores:
Solicito-lhes a gentileza de me informar se para fazer o queijo MINAS PADRÃO com leite cru adquirido diretamente do produtor há necessidade de PASTEURIZAR esse leite.
Att,
Leonildo
Prezado Leonildo Carnevalli, muito obrigado por acessar ao nosso site!
Respondendo a sua pergunta: Não! Não há necessidade de pasteurizar esse leite, desde que seja de LEITE DE QUALIDADE*!
Ou seja, você deve conhecer o produtor do leite, os cuidados na ordenha do leite, na conservação e transporte do leite
até momento da elaboração do queijo Minas Padrão.
Em resumo, se você tiver um produtor de leite cru com qualidade, com certeza, o seu queijo Minas Padrão será de QUALIDADE.
Abraços e boa sorte!
Prof. Fernando Mourão
Fortaleza-CE.
=========================================================================================
*Leite de Qualidade significa possuir as seguintes características e propriedades:
Agradável – com preservação de suas propriedades de sabor, cor, odor, viscosidade.
Limpo – livre de sujeiras, microrganismos patogênicos e resíduos de substâncias químicas.
Fresco – composição correta e conservação adequada.
=========================================================================================