Faleceu no dia 20 de fevereiro de 2021, em Fortaleza, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19, Flávio Saboya Viriato Neto, presidente da Federação da Agricultura do Ceará (FAEC). Flávio Saboya estava internado há 15 dias no Hospital São Mateus, onde faleceu no início da manhã do domingo passado. Saboya era Engenheiro Agrônomo, tinha 77 anos e presidia a FAEC desde 2011. Ele deixa a esposa, quatro filhos e oito netos.
Flávio Saboya era muito conhecido e respeitado pelas várias entidades do setor da agropecuária cearense. Foi na gestão de Flávio Saboya que incentivou a realização de cursos de qualificação técnica dos pequenos produtores rurais do Ceará, por meio de convênios com o Ministério da Agricultura.
Flávio Saboya foi também diretor da extinta Secretaria de Agricultura e Pecuária do Governo do Ceará, que atualmente é a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Foi diretor da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e superintendente do SENAR durante 11 anos.
Em síntese, o nome de Flávio Saboya estava ligado ao trabalho de desenvolvimento da agricultura e pecuária do Ceará.
Recordo-me muito bem dos inúmeros encontros que tivemos nos Pecnordeste, nos Seminários e outras Reuniões, afirma o Prof. Dr. Fernando Mourão. Mas a lembrança que guardarei para sempre do Dr. Flávio Saboya foi a sua participação na Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa, no dia 27/06/2019, para discutir o Projeto de Lei No. 0087/2019, de autoria do Deputado Leonardo Pinheiro e outros deputados, que acabou virando a Lei No. 17.318, que “dispõe sobre a regulamentação da produção e a comercialização de queijos e manteigas no Estado do Ceará”.
“Ele foi um grande defensor do queijo Coalho e quem teve o prazer de conhece-lo, sabe o quanto ele lutou pelo segmento da pecuária leiteira”, afirma a Dra. Socorro Bastos, pesquisadora da Embrapa Fortaleza.
Em resumo, Dr. Flávio Saboya foi uma pessoa que trabalhou muito pelo desenvolvimento do Setor agropecuário do Estado do Ceará.
Meus sinceros pêsames à família e amigos do Dr. Flávio Saboya. Que Deus na sua infinita bondade e misericórdia conceda-lhe o descanso eterno na casa do Pai. (Prof. Fernando Mourão, Editor do site).
“Ninguém se torna especial pela posição que ocupa; Mas há aqueles que, por serem quem são, tornam especiais os lugares por onde passam”! Autora: Edenice Fraga
Nota: Se você era amigo(a) do Flávio Saboya Viriato Neto e deseja fazer um(a) depoimento/ homenagem, faça nos Comentários. Obrigado!
Fontes: DN, O POVO, G1
Amigo Dr Flavio Sabóia a quem muito o Jersey ceará deve. Que Deus esteja cuidando de você amigo.
O maior defensor da agropecuária do Ceará… Saudades Flávio!
Foi um grande homem, que lutou em todas as áreas, para o desenvolvimento da pecuária no estado do Ceará. Que jesus Cristo, possa confortar todos os familiares.
Caro Marcondes Gomes, bom dia!
Realmente, foi uma grande perda a o desenvolvimento da Pecuária no Estado do Ceará.
Os encontros que tive com amigo Flávio Saboya foram marcantes e descontraídos.
Ele cumpriu sua missão nesta vida na Terra e agora descansa em paz na casa do Pai Eterno.
Abraços e obrigado por acessar nosso site e deixar seu comentário.
Prof. Fernando Mourão
Fortaleza-CE.
Boa noite. Professor Fernando, obrigado pelas palavras proferidas ao meu pai. Abraços
Olá Erick Saboya, boa tarde!
De nada, Erick. Foi uma simples homenagem póstuma ao seu querido pai.
Que Deus na sua infinita misericórdia, receba na casa do Pai Eterno, Dr. Flávio Saboya.
Abraço fraternal,
Prof. Fernando Mourão
Fortaleza-CE.
É meu avô. Sou sua neta mais velha. Meu avô sempre foi e sempre vai ser muito mais que uma figura importante o seu ramo de trabalho. Ele foi minha figura paterna, comemorou minhas conquistas, leu livros comigo, me ouvia sempre.
Não existe nada que vá te apagar, vô.
Oi Bianca Saboia, bom dia! Obrigado por acessar nosso site e deixar seu comentário.
Estive muito ocupado nestes últimos dias. Portanto, peço-lhe desculpas em responder somente hoje.
Que bom saber que você é a neta mais velha do saudoso Dr. Flávio Saboya Viriato Neto.
Vou contar-lhe uma novidade (“segredo”!): Propus uma “homenagem póstuma” ao seu avô, na abertura do
I Festival do Queijo Coalho Artesanal do Ceará, que será realizado este ano. Gostaria de contar com
sua presença e demais familiares. Logo que seja definido a data e programação do Evento, a organização do
Evento (Sebrae-CE) contatará a família, ok!
Abraços e vamos em frente!