Os holandeses são experts em queijos e apaixonados por queijos. Segundo escavações arqueológicas comprovam que o queijo era feito há milhares de anos na Holanda.
Um relatório militar da época de Júlio César afirma que o imperador romano ficou surpreso com a produção de queijos dos Países Baixos. Pioneiros da produção de queijos, os holandeses faziam o queijo somente para consumo pessoal. A partir da Idade Média é que a Holanda começou a exportar seus queijos e ganhou a reputação internacional como “terra do queijo”.
Em Amsterdam, onde tivemos a oportunidade de passar quatro dias (maio/2019), observei, de imediato que, existem inúmeras lojas de queijo espalhadas pela cidade.
Estas lojas de queijo estão localizadas nos pontos turísticos e no Aeroporto Internacional de Amsterdam (Schiphol). Elas vendem exclusivamente queijos holandeses de leite de vaca, cabra, ovelha ou misturas destes leites. A maioria dos queijos são de massa prensada e fabricados à partir de leite pasteurizado. Mas é possível também encontrar os queijos elaborados de leite cru. Uma característica dos queijos holandeses é a presença de uma película plástica não comestível, que tem a função de proteger o queijo contra diversos tipos de contaminação e manter a umidade do produto lácteo. Outra característica dos queijos holandeses é a maturação ou cura dos queijos. Por exemplo, a maturação do Gouda holandês varia muito, indo de 4 meses a 24 meses ou mais.
Os queijos holandeses mais famosos são: Gouda e Edam. Esses dois queijos são duros e suaves e receberam o nome das cidades em que eram originalmente fabricados e vendidos. Mas existem outros tipos de queijos que também são importantes para a economia (exportação) da Holanda, cada um com suas características de sabor e textura. A seguir são apresentados outros tipos de queijos da Holanda.
- Maasdammer– É um queijo com sabor de nozes e tem grandes buracos e forma de domo (arredondada). Existem as variedades Leerdammer e Maasdam que são encontrados em loja de queijos.
- Boerenkaas – Esse queijo é elaborado com leite natural e, por lei, é considerado um queijo artesanal.
- Queijo de cabra – O queijo de cabra da Holanda divide-se em dois tipos: um tipo fresco e mole e outro semiduro e curado, semelhante ao Gouda. Apresenta cor pálida, sabor forte e textura derretida.
- Queijo defumado – Esse queijo é fabricado, derretido, defumado e depois remodelado na forma de uma linguiça. Geralmente vendido por fatia.
- Queijo de cravo da Frísia – É um queijo feito de leite desnatado, com cominho e cravo, que dão a esse queijo um sabor forte, seco e adstringente.
A variedade de queijos holandeses no interior das lojas é impressionante, assim como o layout e a organização das lojas, de uma beleza singular. Além disso, a simpatia das vendedoras que são pró-ativas e muito atenciosas.
Fernando, excelente matéria. Parabéns!
Caro Alexandre, bom dia!
Obrigado pelo seu comentário e elogio a nossa matéria.
Obrigado Alexandre pela sua opinião sincera!
É isto que nos incentiva a melhorar a cada postagem.
Bom dia, Fernando, td bem?? Sou a Kelly Groot aqui de Holambra sp. Temos uma produção artesanal de queijo fresco e nossa página no insta é @lekkerkaasqueijofresco. Meu Marido é descendente de holandês e esse mês estamos divulgando nosso queijo através do ensaio típico q fizemos. Estamos compartilhando curiosidade dos queijos holandeses tbem, já q estamos no tema holandês. Gostei muito da sua matéria e gostaria de compartilhar ela esta semana na nossa página, dando a vc, é claro, o crédito das informações.
Podemos fazer isso??
Aguardo seu retorno para poder ou não fazer nossas postagens. Se tiver insta tbem gostaria de marcar vc nestas publicações.
Desde já, agradeço a atenção!!
Olá Kelly Groot, boa noite!
Inicialmente, me desculpe pelo atraso em responder-lhe! Estive muito ocupado nestes últimos meses.
Obrigado por ter acessado ao nosso site.
Fique à vontade para divulgar nossa matéria sobre “Holanda, terra dos queijos”, desde que cite a fonte.
Tenho o Instagram pessoal (fernando.mourao12), mas não do Queijo Coalho Brasil.
Adoro a Holanda e na próxima viagem irei conhecer a cidade de GOUDA.
Um dia pretendo conhecer Holambra em São Paulo. Imagino que deva ser linda como keukenhof na Holanda.
Abraços, saúde e paz!
Prof. Dr. Fernando Mourão
Fortaleza-CE. Brasil