Você que aprecia queijos, conheça um pouco da origem, da mitologia e da lenda do Queijo na História da Humanidade. Na verdade, o queijo é considerado um dos alimentos mais antigos da Humanidade. Segundo a mitologia, o queijo teria sido descoberto por Aristeu, filho de Apolo.
A História confirma a sua antiguidade, ou seja, os Assírios, os Caldeus e os Egípcios e, posteriormente, os Gregos e os Romanos já apreciavam o queijo, utilizando-o na alimentação dos seus soldados nas guerras e dos atletas nas olimpíadas.
A Odisseia de Homero (século VIII a.C.) descreve o Ciclope fazendo e armazenando queijo do leite de ovelha e de cabra.
Uma famosa lenda conta que o primeiro queijo foi feito acidentalmente por um mercador árabe que, ao sair para cavalgar por uma região montanhosa, debaixo do sol escaldante, levou uma bolsa cheia de leite de cabra para matar a sede.
Após um dia inteiro a galope, o árabe, morto de sede, pegou no seu
cantil para beber, e deparou-se com uma grande surpresa; o leite encontrava-se separado em duas partes: um líquido fino e esbranquiçado (o soro) e uma porção sólida (o queijo).
A transformação ocorreu devido ao calor intenso do sol, ao galope do cavalo e ao material do cantil, ou seja, a bolsa feita de estômago de carneiro, que ainda continha o coalho (enzima que coagula o leite). Este é o princípio de fabricação do alimento que conhecemos hoje como “Queijo”.
Veja no link abaixo, mais informações sobre a Origem do Queijo e as principais características e origem de diferentes tipos de queijos (finos e famosos) de países de tradição queijeira. Boa leitura e proveito!