No dia 03 de dezembro passado tivemos um encontro com o Deputado Leonardo Pinheiro, autor principal da LEI Nº17.318, 13 de outubro de 2020, que “dispõe sobre a Regulamentação da Produção e Comercialização de Queijos e Manteigas Artesanais no estado do Ceará”. Confira a Lei no link abaixo:
Dentre os assuntos tratados nesse Encontro podemos destacar: 1- Primeiro Festival do Queijo Coalho Artesanal do estado do Ceará, que será realizado no período de 15 a 17 de julho de 2021 em Fortaleza. O referido festival será um grande oportunidade, para divulgação dos produtos lácteos artesanais junto aos consumidores da capital cearense. O grande evento terá as seguintes atrações: a) Seminário sobre Queijos Artesanais com várias palestras e convidados especiais de outros estados; b) Concurso de Queijos para escolha dos melhores queijos Coalho artesanais do Ceará; c) Concurso de Gastronomia com pratos à base de queijo Coalho artesanal; d) Exposição de produtores e seus produtos lácteos artesanais para degustação e venda ao público; e) Comemoração do dia do queijo Coalho artesanal: 15 de Julho.
O segundo assunto tratado foi a divulgação da LEI Nº17.318, 13 de outubro de 2020, junto aos órgãos do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) e das Prefeituras Municipais dos municípios produtores de queijos e manteigas artesanais do estado do Ceará. Portanto, sugerimos ao nobre Deputado Leonardo Pinheiro que fosse enviado cópia da referida Lei, acompanha de ofício do gabinete do Deputado, solicitando o apoio na divulgação e providências necessárias para a implantação efetiva da Lei dos queijos e manteigas artesanais junto as seguintes instituições: SEDET, ADAGRI, SDA, Vigilância Sanitária (PMF), FAEC, FIEC, MAPA-CE, PROCON-CE, dentre outras.
Em síntese, a reunião com o Deputado Leonardo Pinheiro foi bastante proveitosa e no próximo ano promete ser um ano de muito progresso para os produtores de queijos artesanais do Ceará.