Está chegando o final de ano é um momento de união, amor e paz. Portanto, nada melhor do que reunir os amigos e familiares para comemorar as coisas boas da vida e sentir delicioso sabor de queijos!
Foi pensando nisso, que vamos ensinar aos nossos leitores e amigos “Como preparar uma Tábua de Queijos” para festas de final de ano.
Visão de uma tábua de queijos simples – apenas 03 queijos – Foto internet
O que é necessário para uma boa tábua de queijos?
O efeito visual é incrível e muito importante. A sua preparação é bem simples, não tem grande mistério. Mas, é claro, existem algumas técnicas que podem te ajudar a deixar sua tábua de QUEIJOS harmônica, equilibrada e muito gostosa, a começar pela escolha dos ingredientes.
O queijo é um petisco de dar água na boca. Mas além do seu sabor, este alimento fornece diversas texturas, cheiros e até mesmo inúmeras combinações de acordo com o seu tipo. Senão, vejamos:
PRIMEIRA DICA: ESCOLHER OS QUEIJOS CERTOS
A diversidade de texturas pode ser alcançada servindo diferentes famílias de queijos:
- Semi-duros (queijo Coalho, Gouda, Edam, Maasdam, Emmenthal, Gruyère, Provolane);
- Duros e bem curados (Ex. Parmesão, Grana Padano, DOP);
- Queijos azuis mais firmes ou de textura cremosa (Gorgonzola, Roquefort);
- Queijos moles (Brie ou Camembert);
- Queijos boursin (bolinhas) ou uma burrata, para terminar em pura brancura.
Pense na tábua de queijos, como uma sinfonia de sabores, cada queijo desempenha sua nota única para criar uma harmonia geral.
Dica importante: Quanto mais forte o sabor, menos as pessoas voltam ao queijo, porque as papilas ficam saturadas mais rápido. Para equilibrar, tenha queijos mais suaves, por exemplos, uma fatia de brie ou camembert mais jovem, uma fatia de baguete fresca ajuda a dar a sensação de conforto nas papilas gustativas.
SEGUNDA DICA: QUANTIDADE DE QUEIJO POR PESSOA
Anote aí as dicas para calcular as porções para cada convidado: a média é de 100 a 150 gramas de queijo por pessoa. Entretanto, caso você decida servir pães e outros acompanhamentos, considere 50 a 70 gramas de queijo por pessoa. Por exemplos: queijo Coalho: 10 pessoas x 50 g = 500 g. Gouda: 10 pessoas x 50 g = 500 g; Para queijos Camembert: caixinha 125 g e Gorgonzola: queijo sabor forte e pungente (picante), um pedaço é suficiente!
TERCEIRA DICA: A TEMPERATURA DOS QUEIJOS A SEREM SERVIDOS
Aqui é preciso a arte da paciência e da temperança! Os queijos são como “divas” que precisam de cuidados e atenção especiais para brilhar. Não cometa o erro de tirar os queijos da geladeira no último minuto. Assim como nós, eles precisam de tempo para despertar! Certifique-se de que estejam em temperatura ambiente antes de servir. Retirar 20 minutos antes de preparar a tábua de queijos. Corte os queijos em formato de pequenos cubos ou triangulos (queijos semi-duros) e fatiados (queijos moles e duros). Use sua imaginação neste momento!
Mas, para evitar queijos sofrendo de calor e suando gordura na mesa, se não são comidos, você pode fazer mais de uma tábua e deixar coberta com papel filme na geladeira (para não ressecar) e à medida que as pessoas comem você vai tirando do frio, sempre ao menos 20 minutos antes.
Foto acima mostra tábuas de queijos com frios, frutas frescas, patês e geleia. Crédito foto: Laiane Cruz.
QUARTA DICA: ACOMPANHAMENTOS DOS QUEIJOS
Todo queijo tem uma característica marcante (textura, sabor e aroma), mas alguns têm características maiores que outros. É uma arte fazê-los coexistir no mesmo cenário! Pense nos atores coadjuvantes: são os pães, que funcionam como coringas. Portanto, uma simples “baguette” ou torradas com orégano podem salvar a sua noite.
Dicas importantes: Os acompanhamentos devem servir de trampolim para arremessar lá no alto o sabor do seu queijo. Uvas frescas com queijos fortes. Tâmaras e damascos secos envolvem o queijo em uma textura macia e seu sabor adocicado contrasta agradavelmente com o salgado, por exemplos dos queijos azuis e queijo Coalho.
Manga, maçã, pera e kiwi fatiados, assim como tomate cereja refrescam o paladar. Funcionam como uma brisa de ar fresco depois de uma maratona de queijos. Você pode também sirvir uma geleia de goiaba, de morango, ou outra disponível, para dar um toque de doçura adstringente, que combinam perfeitamente com queijos duros. Molho agridoce de origem indiana (Chutneys) com sua pegada agridoce, dão uma dimensão exótica aos queijos.
QUINTA DICA: O QUE ESCOLHER PARA BEBER?
Para beber, escolha vinhos tintos portugueses, robustos e frutados para queijos fortes. Mas se estiver fazendo muito calor prefira vinhos brancos, mais leves, pois combinam perfeitamente com queijos de cabras e ovelhas.
Cervejas, cidras ou um espumante refrescante combinam muito bem com queijos de mofo branco.
Já champagne vai bem com um queijo cremoso e delicado, como o queijo Camembert ou Brie! Uau, dará até para pedir em casamento! Quem sabe será a grande surpresa da noite!
Finalizando, OUSE! Não tenha medo de experimentar e criar sua tábua de queijos! É tentando diferentes combinações que você encontrará a que mais lhe convém e cabe no seu bolso! Tudo é permitido!
Visão de uma tábua composta de quatro queijos, frios e nozesqueijos e frios – Foto crédito: São Vicente
Boa degustação e feliz ano novo-2025!
Fontes: Blogs Só Queijo, Paladar, Estadão; Liv Up – Blog da sua alimentação saudável, prática e gostosa.
Show de bola Dr. Mourão!!!