Chegamos ao final deste ano marcado pela pandemia do Covid-19, que mudou a rotina das pessoas no mundo inteiro e em especial no Brasil. Muitos planos foram adiados ou cancelados. Muitos amigos e parentes não resistiram ao terrível vírus chinês e partiram desta vida passageira para descanso eterno na casa do Pai.
Mesmo com todas estas adversidades, foi um ano que ficará na História dos queijos artesanais do Ceará. Esclareço melhor: foi o ano da aprovação da LEI No. 17.318, de 13 de outubro de 2020, que “Dispõe sobre a Regulamentação da Produção e Comercialização de Queijos e Manteigas Artesanais no Estado do Ceará”, de autoria dos Deputados Leonardo Pinheiro e Leonardo Araújo.
Esta importante lei significa na prática, a saída da clandestinidade, da ilegalidade ou Informalidade dos pequenos produtores de queijos e manteigas artesanais do estado do Ceará. Segundo o Professor e Doutor Fernando Mourão (UECE) “a LEI No. 17.318 de outubro de 2020 dos queijos e manteigas artesanais do Ceará é uma LEI super moderna e que não precisa de regulamentação, mas sim a sua implantação na prática para retirar milhares de pequenos produtores artesanais da informalidade“.
Para próximo ano estão previstos vários eventos com o objetivo de divulgar e valorizar a cultura do queijo Coalho artesanal na população cearense, como o I Festival de Queijo Coalho Artesanal do Ceará, que será realizado no período de 15 a 17 de julho de 2021, em Fortaleza.
Desejamos a você e sua família, um Feliz Natal com muita luz e amor e Próspero Ano Novo 2021, com muita PAZ, SAÚDE e ALEGRIAS.

Boas Festas e Feliz Ano Novo aos amig@s queijeir@s!
Prof. Dr. Fernando Mourão, editor e proprietário do site Queijo Coalho Brasil.
Feliz Natal e um próspero ano novo em 2021!!!
A “Lei do Queijos” no Ceará é um marco para a implementação e modernização dos queijos artesanais !!!
Parabéns!