Realizou-se no último dia 21 de novembro no IFCE, campus de Tauá-CE, uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei (PL No. 087/2019), de autoria do Deputado Leonardo Pinheiro e do Deputado Leonardo Araújo, que teve o suporte técnico do Prof. Dr. Fernando Mourão da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Acesse o PL- 087/2019, no link abaixo.
Tauá é um município cearense com grande tradição na produção de queijos artesanais de qualidade e fica distante 344,7 km de Fortaleza. Tem uma população (em 2010) de 55.716 habitantes, sendo que 42,10% moram na zona rural.
O evento foi uma iniciativa do IFCE-Tauá e contou com a presença de alunos, professores e Diretores dos IFCE de Tauá (Prof. Oliveira Neto), Boa Viagem (Prof. João Paulo) e Crateús (Prof. Neto), Produtores de queijo Coalho, Técnicos da Adagri, Médicos Veterinários, Secretário da Agricultura e o Prefeito Tauá (Fred Rego).

Foto crédito: Fernando Mourão

Foto crédito: Fernando Mourão
Após a abertura do evento, pelo Diretor Geral do IFCE, Prof. José Alves de Oliveira Neto, a palavra foi passada ao Deputado Estadual Leonardo Pinheiro e ao Prof. Fernando Mourão, que falaram sobre a importância do PL-087/2019, para a regularização da produção e comercialização dos queijos e manteigas artesanais no estado do Ceará e sua tramitação na Assembléia Legislativa do Ceará (AL/CE).

Antes da Audiência Pública, houve uma palestra intitulada “Queijo Coalho: Aspectos Socioeconômicos, Gastronômicos e Tecnológicos“, ministrada pelo Prof. Dr. Fernando Mourão (UECE).
Após apresentação da palestra, a palavra foi facultada aos presentes, que fizeram perguntas e questionamentos interessantes sobre a “implantação do Projeto de Lei após sua aprovação na Assembléia Legislativa”.

Foto crédito: Fernando Mourão
O PL-087/2019 encontra-se hoje, em tramitação na AL/CE, onde já foi aprovado em três importantes Comissões Temáticas, faltando percorrer duas Comissões para virar LEI ESTADUAL, após votação em plenário e sanção do Governador do Ceará.

Foto crédito: Fernando Mourão
Em resumo, a Audiência Pública e Palestra realizadas no IFCE-Tauá foram muitos esclarecedoras e levaram informações relevantes ao público presente, sobre os grandes benefícios do Projeto de Lei No.087/2019, para os produtores de queijos e manteigas artesanais da região do Inhamuns.