Foi realizado no dia 12 set 2018, o Concurso de Queijos Regionais Coalho e Manteiga, dentro da programação da 14ª edição do Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (XIV ENEL), no Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso, em Maceió, Alagoas.
O concurso reuniu queijos produzidos nos estados do Nordeste e teve entre os premiados produtos de Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará. A comissão de juízes formada por representantes de diversas instituições avaliou as amostras utilizando os seguintes critérios: aparência, sabor, textura e consistência do queijo. O Concurso de Queijos Regionais foi organizado pela EPAMIG/ILCT tendo a frente o competente Prof. Dr. Fernando Magalhães.
Foram premiadas empresas em duas categorias: “Queijo Coalho Industrial e Queijo de Manteiga Industrial” para empresa que tem registro S.I.E (Serviço de Inspeção Estadual) e para aos produtores que não tem ainda o S.I.E: “Queijo de Coalho Artesanal e Queijo de Manteiga Artesanal”.
As queijarias potiguares foram grande destaque no concurso, levando seis troféus. Dentre elas, destaca-se a Queijaria Caicó, que fica localizada em Santa Maria, no Rio Grande do Norte. Com nove anos de mercado, a empresa foi premiada com o 1º lugar na categoria Queijo de Manteiga Artesanal. O produtor e proprietário da Queijaria Caicó, Wilton Roque de Araújo, não escondeu a alegria e ressaltou que a premiação pode ajudar muito sua empresa a conquistar novos mercados.
Um dos vencedores alagoanos foi o Laticínio Arizona, que conquistou o primeiro lugar na categoria Queijo de Coalho Artesanal e o terceiro lugar em Queijo de Manteiga Artesanal. Em 2016, o Laticínio Arizona havia sido fechado pela Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), do Ministério Público Estadual, e o proprietário, Abelardo Rodrigues, construiu outro laticínio, dessa vez, com as regularizações previstas. Atualmente, todo o leite é produzido na própria fazenda. Ainda durante a premiação do concurso, Abelardo já foi contatado por um hotel de Maceió para fornecimento de queijos.
Confira os premiados em todas as categorias:
Queijo de Coalho Industrial
1º lugar – Laticínios Santana (CE)
2º lugar – Queijaria Dona Gertrudes (RN)
3º lugar – Da Nata Laticínio (AL)
Queijo de Manteiga Industrial
1º lugar – Laticínio Queijo Venturosa (PE)
2º lugar – Laticínio Italara (RN)
3º lugar – Usina de Beneficiamento – Laticínios Baby (RN)
Queijo de Coalho Artesanal
1º lugar – Laticínio Arizona (AL)
2° lugar – Laticínio Valuá (PE)
3º lugar – Queijaria Serra de Santana (RN)
Queijo de Manteiga Artesanal
1º lugar – Queijaria Caicó (RN)
2º lugar – Queijaria Serra de Santana (RN)
3º lugar – Laticínio Arizona (AL)
Resumindo, o Concurso de Queijos de Alagoas mostrou a qualidade dos queijos artesanais nordestinos que está sendo nivelado por cima, como bem ressaltou Marcos Fontes, Gerente Adjunto da Unidade de Agronegócios do Sebrae-AL. “Nós estamos aqui celebrando não somente as melhores experiências, práticas e sabores dos queijos, mas também a evolução na qualidade dos queijos das empresas, participantes do concurso, finalizou Marcos Fontes.
Fonte: Sebrae-AL