O baião de dois é um prato autêntico da culinária cearense. O termo baião, que deu origem ao nome do prato cearense, provém de uma dança típica do nordeste, por sua vez derivada de uma forma de lundu, chamada “baiano“. A origem do termo ganhou popularidade com a música Baião de Dois, parceria do compositor cearense Humberto Teixeira com o “Rei do Baião”, o pernambucano Luís Gonzaga.
A origem cearense do prato é atestada também pelo folclorista Câmara Cascudo, citando como referência a obra de 1940, Liceu Cearense, do escritor cearense Gustavo Barroso, que escreveu 128 livros, abrangendo história, folclore, ficção, biografias, memórias, política, arqueologia, museologia, economia, crítica e ensaio, além de dicionário e poesias.
O prato baião de dois, trata-se de uma mistura de dois elementos básicos da culinária brasileira, apreciados e de fácil acesso, o arroz e o feijão, que são muito comum nas áreas rurais, como no Nordeste do Brasil. E como ingrediente principal, é frequente adicionar-se “queijo de coalho” ou Queijo Coalho Artesanal, feito de leite cru.
Ingredientes:
- 500 gramas de feijão de corda (na falta, usar o feijão fradinho);
- 500 gramas de arroz branco comum;
- 100 gramas de queijo Coalho artesanal;
- 1 cebola branca média picada;
- 4 cabeças de alho picadas;
- óleo vegetal boa qualidade;
- cheiro verde a gosto;
- pimenta do reino a gosto;
- sal a gosto.
Modo de Preparo:
1- cozinhar o feijão numa panela com água e reservar;
2- refogar no óleo a cebola e o alho, adicionar o sal e os temperos;
3- adicionar água do cozimento do feijão no arroz e misturar bem;
4- Adicionar o feijão cozido e deixar cozinhar junto com arroz até completa absorção da água. Caso seja necessário adicionar mais água, usar água quente.
5- Quando o arroz tiver cozido, tirar a panela do fogo e adicionar o queijo Coalho ralado e o cheiro verde. Tampar a panela por 3 a 5 minutos e servir.
Porção: 10 pessoas (no mínimo).
Acompanhamentos: Carnes assadas (como picanha, linguiças, dentre outras) ou frango e peixe assados, farofa e vinagrete. Ideal para churrascos.
Confira na foto abaixo como ficará o Baião de Dois com Queijo Coalho
Bom apetite!
Fonte: Wikipedia
isso sim é um bom e autêntico baião de dois. Sem firulas e decorações em excesso. Só substituiria o óleo vegetal por banha de porco. Aí sim….mas como nem todos tem acesso, mas deixaria a dica na receita. Parabéns.
isso sim é um bom e autêntico baião de dois. Sem firulas e decorações em excesso. Só substituiria o óleo vegetal por banha de porco e molhar ao final com manteiga da terra…aff, deu até água na boca. Aí sim….mas como nem todos tem acesso, mas deixaria a dica na receita. Parabéns.
Caro Shammai, obrigado pelo seu comentário e elogio a nossa receita do “baião de dois”.
Esta receita é a mais próxima do autêntico e bom baião de dois, muito servido, como acompanhante, de um peixe ou carne assada, no Nordeste e em especial no Ceará.
Suas dicas “de substituir o óleo vegetal por banha de porco e molhar ao final com manteiga da terra”…. são de matar o freguês! Valeu pelas dicas!
Só acho que Luís Gonzaga era Genuinamente CEARENSE nera não? Se não for desculpe a ignorância. Boa noite.
Pesquisei novamente, era pernambucano mesmo! Hoooiiii