Foi lançado em 2023 o Livro intitulado: Queijo mineiro: ô Trem BOM! Essa obra foi organizada por: José Santos, Selma Maria e Paloma Comparato e teve o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Educação de Conceição da Mata de Dentro-MG.
Capa do Livro: Queijo mineiro: ô Trem BOM!
SOBRE ESTE LIVRO
Lá atrás, um dia, em algum lugar no mundo, alguém curioso quis experimentar leite de vaca. Bebeu e gostou. Depois surgiu o coalho e, então, o queijo. Muitas técnicas foram criadas e desenvolvidas por
conta da surpresa, do imprevisto e da experimentação. Para se inventar milhares de tipos de queijos, com seus variados gostos e texturas, precisou-se de séculos de aprendizado. Vários erros viraram acertos.
O queijo que fazemos aqui é conhecido como Queijo Minas Artesanal Região Serro. Pois a região conhecida no passado colonial como Comarca do Serro Frio abrange a histórica cidade do Serro e muito
mais: Dom Joaquim, Alvorada de Minas, Conceição… São apenas dez os municípios que podem fazer este queijo serrano, orgulho da gastronomia mineira.
Este livro está repartido em dois pedaços. Primeiro, traz um pouco da história do queijo no mundo até chegar no município de Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais. Para isso, contamos com o valioso
apoio do veterinário e grande apoiador de pequenos produtores, Carlos Frederico Caldeira de Abreu, da Emater (MG). Também Vinícius Lopes Ribeiro, veterinário e profissional da Secretaria Municipal de Agricultura de Conceição, nos auxiliou e nos orientou em visitas a produtores.
Na segunda fatia, há uma produção de textos, fotos e desenhos vindos das oficinas de formação com crianças e educadores das E. M. de Córregos, E. M. José Maurício Alves e E. M. Levindo Pinto de Oliveira.
Na sala de aula, espaço de aprendizado, fermentaram palavras que viraram poemas e histórias sobre o queijo.
Ao final do livro, há um glossário que inclui palavras sobre a produção de queijo, mas também as que aparecem ao longo do livro e que podem ser um pouco complicadas. Para saber se uma palavra está no glossário, basta ver se ela está em destaque .
Mastigue este livro como se fosse um delicioso queijo! Boa leitura!
José Santos, Selma Maria e equipe editorial
NOSSO COMENTÁRIO: Excelente livro👍👏🧀 que tenho o prazer de compartilhar com você nosso (a) leitor (a)!
Este exemplo deveria ser seguido por muitas prefeituras do imenso Brasil, que produzem queijos artesanais e não investem nada em favor deste rico patrimônio cultural e gastronômico. Portanto, nossos sinceros parabéns ao Prefeito de Conceição do Mato Dentro-MG, José Fernando, meu xará!
Acesse ao Livro do Queijo mineiro: ô Trem BOM!