O Curso de Qualidade e Segurança na Maturação de Queijos Artesanais para produtores de Jaguaribe e Jaguaribara, ministrado pelo renomado consultor e especialista em queijos artesanais, Elmer de Almeida foi muito proveitoso e atingiu seus objetivos.
Houve uma exposição teórica no Auditório da EMATERCE em Jaguaribe, sobre a importância da qualidade da matéria prima (leite cru) na Qualidade e Segurança na produção e maturação de queijos artesanais. Elmer de Almeida deixou bem claro que o leite com antibiótico destruirá todas as bactérias benéficas e a fermentação será muito fraca prejudicando a maturação de queijos artesanais. Portanto, não é admissível a presença de antibióticos no leite cru para queijos artesanais.
No período da tarde a capacitação dos produtores ocorreu na residência da Izaína. Foi realizada a análise sensorial (visual, sabor, aroma, textura, olhaduras e outras) de quatro queijos maturados ( Mata Branca, Sertão Colonial, Queijo tipo Raclette – Dona Vita, Queijo Caolho artesanal) com o objetivo de mostrar aos participantes, as características sensoriais que são avaliadas em concursos queijos artesanais no Brasil. Esta atividade prática serviu também para mostrar aos produtores a importância do Controle da Qualidade dos queijos artesanais a partir de Avaliação Técnica dos seus produtos, empregando a Avaliação Sensorial, ou seja, avaliação do visual, sabor, aroma, textura da massa, olhaduras e outras.
Resumindo, o curso de capacitação ministrado pelo mestre queijeiro e mineiro Elmer de Almeida foi muito benéfico e com certeza refletirá na melhoria da qualidade da produção dos produtores artesanais participantes. A sua vinda ao Ceará merece bis!