Dia Internacional do Queijo de Leite Cru: 15/out.

O Dia Internacional da apreciação do Queijo de Leite Cru  é comemorado no dia 15 de outubro 2022 (sábado). Este é um dia para desfrutar do queijo de leite cru, aprender mais sobre ele e celebrar todos os atributos maravilhosos dos queijos elaborados de leite cru.

Desde ano de1999, a Oldways* e um grupo de produtores, importadores, varejistas e amantes de queijo dedicados defendem a preservação de queijos de leite cru em todo o mundoEm 2015, a Oldways Cheese Coalition criou o  Dia Internacional Anual de Apreciação do Queijo de Leite Cru  (#RawCheeseDay) para destacar a diversidade e a delícia dos queijos feitos com leite cru no mundo inteiro.

IRMCAD2022-English.png
Crédito: Oldways Cheese Coalition

SAIBA MAIS SOBRE O QUEIJO DE LEITE CRU

Queijos de leite cru são feitos com leite que não foi pasteurizado ou teve tratamento termicamente. A pasteurização remove muitos dos esporos de fungos, leveduras e microrganismos benéficos que tornam um queijo único. Existem deliciosos queijos pasteurizados no mercado, mas vale a pena comemorar os queijos de leite cru por sua complexidade de sabor, diversidade e história. 

A qualidade dos ingredientes empregados, o extremo cuidado dos produtores e o processo natural de maturação do queijo garantem que os queijos de leite cru sejam uma escolha segura. Seus produtores estão há anos, até décadas, de conhecimento de fabricação (“savoir-faire”) de seus queijos com muito carinho e cuidados. 

Existe conjunto de atributos ou qualidades desejáveis ​​que ajudam a definir queijos tradicionais. Esses atributos se concentram em: 1. leite; 2. Práticas de produção e 3. Cultura e história.

Queijo Monti Trentini_KRUGMAN.jpg
Foto crédito: Dave Krugman

Os queijos tradicionais são feitos por homens e mulheres segundo técnicas testadas ao longo do tempo, como usar leite cru ou permitir o desenvolvimento de culturas bacterianas nativas e fungos, fazer queijo em cubas de cobre, ou envelhecer em tábuas de madeira e até em cavernas subterrâneas. Vale a pena preservar essas práticas como partes importantes do nosso patrimônio gastronômico global e como forma de apoiar as comunidades rurais em todo o mundo.

Os queijos tradicionais também são celebrados pela cuidadosa criação de animais envolvidos, pelos métodos consagrados de fabricação de queijo e, talvez o mais importante, pelos sabores peculiares resultantes. Além disso, os queijos tradicionais geralmente não contêm óleos hidrogenados, corantes alimentares, emulsificantes e outros aditivos desnecessários encontrados em muitos produtos de queijo altamente processados. Os sabores dos queijos tradicionais são desenvolvidos com leite de alta qualidade, fermentação natural e técnicas artesanais, ou seja, tradições deliciosas que merecem ser preservadas.

Não poderíamos deixar de homenagear os milhares de produtor@s de queijo Coalho de leite cru.

O queijo Coalho de leite cru é um produto lácteo típico nordestino, produzido há mais de 450 anos na região Nordeste do Brasil. Representa um patrimônio cultural e gastronômico da região Nordeste. Carregado de história e tradição, o queijo Coalho de leite cru está ligado à herança familiar, sendo passado de geração para geração.

Queijo Coalho de leite cru assado com melaço de cana de açúcar
Foto: Internet

Portanto, saudamos @s produtor@s de queijo de leite cru de norte a sul do Brasil, neste dia tão especial: 15 de outubro de 2022.

VIVA O QUEIJO DE LEITE CRU!

Fonte: *Oldways Cheese Coalition

2 comentários em “Dia Internacional do Queijo de Leite Cru: 15/out.”

  1. Saudações a todos os produtores de queijo cru desse país e pela celebração da Data Internacional do Queijo de Leite Cru!

    Queijo é sinônimo de qualidade de vida, bons ingredientes e fartura!

    Responder

Deixe um comentário